quinta-feira, dezembro 28, 2006

Calor!


Estamos na época das chuvas mas praticamente não tem chovido e o calor aperta a qualquer hora do dia. Aliada ao calor, a humidade traz-nos sempre encharcados em suor. Uns minutos depois do banho e o corpo volta a estar ensopado do malfadado, ainda que saudável, suor! Eu bem sei que é saudável suar, que a humidade faz bem à pele, mas isso não chega para me pôr de cara alegre.
Quando, em 2002 voltei para Timor, divertia-me quando via
alguém munido de toalhinha pequenina retirada do bolso ou da mala para secar a cara alagada em suor. Achava piroso. Mas, na vida é assim, não convém gozar! Hoje, também eu ando de toalhinha perfumada às costas, sempre pronta a entrar em acção. Por exemplo, sempre que vou cumprimentar alguém e tenho de receber o beijinho na face, nem quero imaginar que alguém se sinta desagradado ou enojado quando me cumprimenta e tem de sentir a pela encharcada. É desagradável, convenhamos… As pessoas não são obrigadas a gostar do sabor salgado do suor, não é?
Ao
calor e da humidade, junta-se-lhes amiúde a falta de energia eléctrica. Como anteontem, aí pelas 7 horas da noite. Duas horas sem energia! Nem pude ver a telenovela!
Com o gerador avariado, não tivemos outro remédio senão ir para a varanda, munidos de “arma” contra mosquitos. A “arma” de que falo é uma raquete que liberta electricidade e desferida contra os insectos os faz ir desta para melhor instantaneamente!
De alguns, safo-me! Do que não me safei foi de uma neura tremenda, tão grande que me deu uma terrível enxaqueca.
Depois de escrever este pedaço, senti-me bem! De repente percebi que, para escrever sobre o calor, a humidade e os mosquitos, só mesmo porque sinto alguma tranquilidade… É bom que ainda haja dias assim em Timor-Leste!


2 comentários:

AnadoCastelo disse...

São as contigências desta vida, cara amiga. Enquanto aí sofres de calor nós aqui trememos de frio. à noite costuma ir até aos 8 ou mesmo 7 graus quando não vai mais abaixo. Sabe muito bem nessa altura estar no vale dos lençóis com um bom edredon. Lá por isso eu mando-te um fresquinho daqui. Beijinhos

Anónimo disse...

Que bom ler sobre Timor, país que visitei em 2002 e que guardo no coração. Obrigada pelo blog!