domingo, julho 02, 2006

Futebol e flores

Não sou demasiado doente pelo futebol, mas não dispenso ver um bom jogo. Sei que o amor ao futebol levado ao extremo é doença grave! Bem, não sou delirante mas, se calhar, o melhor é assumir que sou um bocado doente… sofro naquela hora e meia que parece-durar-uma-eternidade, insulto o árbitro – acho sempre que ele está contra nós, aliás, acho que o Mundo está todo contra nós! – faço figas, levanto-me vezes sem conta, bebo água, enfim, essas milhentas coisas que os doentes do futebol fazem! Perde-se um bocado o tino, é verdade! Mas não me dá para bater em ninguém se perder o jogo! Eu sei ganhar e perder!
Estou de acordo que há coisas bem mais importantes que o futebol e que a vida continua independentemente do resultado de um jogo.
Quando era miúda, em casa dos meus pais, toda a família torcia pelo Benfica.
O meu pai, quando o Benfica perdia, era certo e sabido que dizia que o café estava mal feito! Essa doença ainda hoje nos ataca. Continuamos a discutir acaloradamente com os familiares que se nos juntaram pelo casamento e que são do Sporting, do Belenenses ou do Porto.
Se o futebol aliena, não é menos verdade que também distrai. Por exemplo, agora que a situação em Timor-Leste está da maneira que se sabe, com insegurança, saques, incêndios, tudo a acompanhar um longa crise político-militar que não aproveita nada nem ninguém, assistir a um jogo e torcer por uma equipa, ajuda-nos a esquecer - pelo menos durante o tempo que dura o jogo – a difícil situação que vivemos!
Mas se eu sou doente pela bola, também compreendo que haja quem não goste! E como ontem já tive uma prenda com os três penalties defendidos pelo Ricardo, hoje ofereço flores: envio estas flores aos meus amigos/amigas não-amantes do futebol, em especial para a minha querida e arredia amiga Ivone Ralha!

1 comentário:

AnadoCastelo disse...

Pois é nem todos podemos gostar do mesmo senão era uma chatice. Mas em relação ao mundial tenho a certeza de que quem não gosta acaba sempre por torcer pelo País. Não é D. Ivone? Nãso tire a bundinha de fora porque deverá estar a torcer por Portugal, não é verdade?
Jokinhas para as duas