sábado, junho 10, 2006

O grito como arma


Quando se atingiu o ponto mais alto do caos e cada pessoa tinha de se desmultiplicar e arranjar olhos multifacetados revirando-os e olhando para todos-os-cantos-ao-mesmo-tempo, como se calculará, eu não escapei ao pânico que assaltou o bairro… até porque nem tenho a veleidade de querer ser uma super mulher!
As encostas das montanhas que rodeiam a minha casa, denotavam um movimento desusado, com homens de negro agachando-se e grupos de outra gente indistinta escondendo-se por entre as casas abandonadas de quem fugiu quiçá mais assustado que eu!
Volta e meia ecoava um tiro cujo estampido as ditas encostas uns dias antes tão aprazíveis e tão cheias de tranquilidade se encarregavam, de ampliar
transformando-as em tiros de metralhadora (ai, a minha cabeça!), ao mesmo tempo que as casas queimadas se multiplicavam; o céu, sempre tão azul, ficava cinzento, feio, a ilustrar bem o ambiente vivido.
Aqui no bairro, bem próximo das montanhas, somos muitas pessoas de uma só família. Cada um construiu o seu canto, o melhor que pôde e soube, dele fazendo o seu refúgio em tempo de paz ou de guerra.
Da minha varanda vi um grupo em louca correria preparado para saltar o muro da casa da minha irmã Gabriela. E a verdade é que ainda conseguiram pôr-se em cima
do dito muro!
Olhei à minha volta e reparei que estava momentaneamente só, uma vez que o João, meu marido, entrara em casa. Pareceram-me muito longos os segundos perdidos em busca de uma solução eficaz para aquele momento.
Pensando melhor, acho que não tive tempo para pensar… gritei, gritei, estridentemente, com todas as minhas forças, o máximo que pude e que a minha garganta permitiu. Os jovens apanharam tamanho susto que desapareceram mais depressa do que “enquanto o diabo esfrega um olho”! E eu, bem, naquele momento, senti-me uma super mulher! Alguma vez tinha de ser, não é verdade?

2 comentários:

MCR disse...

Nunca duvidei que a Ângela abrigasse uma super mulher ;-)
Marta de Portugal

AnadoCastelo disse...

Está visto que quem fez o comentário anterior também te conhece. Mas calculo como estava o teu coração no momento. Mas que foste muito corajosa ai isso foste.
Bejos